terça-feira, 2 de abril de 2013

O golpe militar de 01 de Abril de 1964, foi devastador para a democracia no Brasil. A partir deste, ingressamos na mais longa ditadura da história do país, com consequências traumáticas para a sociedade. Para que não esqueçamos e para que não permitamos qualquer iniciativa que possa nos fazer passar por momentos tão tristes como aquele, faz-se necessário lembrar o quanto destrutivo foi aquele período. Como toda atitude golpista vem mascarada de um viés democrático, não foi diferente no golpe de 1964. O viés democrático do golpe, foi dado pela grande mídia. Como prova da conivência que as organizações de comunicação do país tiveram com o golpe militar, basta ler os editoriais dos jornais da época após o golpe. Como exemplo, republico do "Blogg do Amoral Nato", onde vale destacar uma frase que o editorialista do  "O Globo" diz  ter sido o povo brasileiro socorrido pela providência divina. Na visão do jornal, o golpe militar foi uma providência divina, um absurdo.


A história inabalável: Editorial do jornal “O Globo” de 2 de abril de 1964, celebrou o Golpe Militar
Leia a seguir, na íntegra, o posicionamento histórico e irreparável do jornal da família Marinho durante o processo que removeu, à força, um governo democraticamente eleito e instaurou uma ditadura militar no Brasil. Na foto abaixo, a capa do jornal O Globo, celebrando o “ressurgimento da democracia”, um dia após o Golpe Militar.
Editorial de “O Globo” do dia 02 de abril de 1964
“Ressurge a Democracia”
Vive a Nação dias gloriosos. Porque souberam unir-se todos os patriotas, independentemente de vinculações políticas, simpatias ou opinião sobre problemas isolados, para salvar o que é essencial: a democracia, a lei e a ordem. Graças à decisão e ao heroísmo das Forças Armadas, que obedientes a seus chefes demonstraram a falta de visão dos que tentavam destruir a hierarquia e a disciplina, o Brasil livrou-se do Governo irresponsável, que insistia em arrastá-lo para rumos contrários à sua vocação e tradições.
Como dizíamos, no editorial de anteontem, a legalidade não poderia ser a garantia da subversão, a escora dos agitadores, o anteparo da desordem. Em nome da legalidade, não seria legítimo admitir o assassínio das instituições, como se vinha fazendo, diante da Nação horrorizada.
editorial globo golpe militar 1964
Capa do jornal O Globo, celebrando o “ressurgimento da democracia”, um dia após o Golpe Militar. (Reprodução)
Agora, o Congresso dará o remédio constitucional à situação existente, para que o País continue sua marcha em direção a seu grande destino, sem que os direitos individuais sejam afetados, sem que as liberdades públicas desapareçam, sem que o poder do Estado volte a ser usado em favor da desordem, da indisciplina e de tudo aquilo que nos estava a levar à anarquia e ao comunismo.
Poderemos, desde hoje, encarar o futuro confiantemente, certos, enfim, de que todos os nossos problemas terão soluções, pois os negócios públicos não mais serão geridos com má-fé, demagogia e insensatez.
Salvos da comunização que celeremente se preparava, os brasileiros devem agradecer aos bravos militares, que os protegeram de seus inimigos. Devemos felicitar-nos porque as Forças Armadas, fiéis ao dispositivo constitucional que as obriga a defender a Pátria e a garantir os poderes constitucionais, a lei e a ordem, não confundiram a sua relevante missão com a servil obediência ao Chefe de apenas um daqueles poderes, o Executivo.
As Forças Armadas, diz o Art. 176 da Carta Magna, “são instituições permanentes, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade do Presidente da República E DENTRO DOS LIMITES DA LEI.”
No momento em que o Sr. João Goulart ignorou a hierarquia e desprezou a disciplina de um dos ramos das Forças Armadas, a Marinha de Guerra, saiu dos limites da lei, perdendo, conseqüentemente, o direito a ser considerado como um símbolo da legalidade, assim como as condições indispensáveis à Chefia da Nação e ao Comando das corporações militares. Sua presença e suas palavras na reunião realizada no Automóvel Clube, vincularam-no, definitivamente, aos adversários da democracia e da lei.
Atendendo aos anseios nacionais, de paz, tranqüilidade e progresso, impossibilitados, nos últimos tempos, pela ação subversiva orientada pelo Palácio do Planalto, as Forças Armadas chamaram a si a tarefa de restaurar a Nação na integridade de seus direitos, livrando-os do amargo fim que lhe estava reservado pelos vermelhos que haviam envolvido o Executivo Federal.
Este não foi um movimento partidário. Dele participaram todos os setores conscientes da vida política brasileira, pois a ninguém escapava o significado das manobras presidenciais. Aliaram-se os mais ilustres líderes políticos, os mais respeitados Governadores, com o mesmo intuito redentor que animou as Forças Armadas. Era a sorte da democracia no Brasil que estava em jogo.
A esses líderes civis devemos, igualmente, externar a gratidão de nosso povo. Mas, por isto que nacional, na mais ampla acepção da palavra, o movimento vitorioso não pertence a ninguém. É da Pátria, do Povo e do Regime. Não foi contra qualquer reivindicação popular, contra qualquer idéia que, enquadrada dentro dos princípios constitucionais, objetive o bem do povo e o progresso do País.
Se os banidos, para intrigarem os brasileiros com seus líderes e com os chefes militares, afirmarem o contrário, estarão mentindo, estarão, como sempre, procurando engodar as massas trabalhadoras, que não lhes devem dar ouvidos. Confiamos em que o Congresso votará, rapidamente, as medidas reclamadas para que se inicie no Brasil uma época de justiça e harmonia social. Mais uma vez, o povo brasileiro foi socorrido pela Providência Divina, que lhe permitiu superar a grave crise, sem maiores sofrimentos e luto. Sejamos dignos de tão grande favor.

8 comentários:

Anônimo disse...

この時間、この 必要があります です 理想的に 成就.
Kundiges daaraan herinner dat ダイ herfs en 冬季 会った spesiale aandag
aan goeie dieet。なし 懸念、コーチ 財布の販売 承認 コーチ のです 単一 ほとんどの 参考 推測 ! 背の高い財布もあります ほぼ 2 つ 状況
ほど背が高く。

Here is my blog post; コーチ アウトレット

Anônimo disse...

Deckers の星になって、ファッショナブルな セクター。 より高い 資質 が最上位です 運転 を 実質的に すべて 買った 財布 世界中。 人々 認識 は 扱うべきあまり
傾向 設立 シャネル 財布で。 ことができます 選択 繊細な
色相これ 種類 として栗や砂の シェード。

Anônimo disse...

あり、これらが利用可能なさまざまな色があります、そして、あなたは広範囲にそれを使用する予定がある場合は、濃い色を選ぶことができます モデルは宗教の司祭と医療専門家によって使用される袋の形の高い感謝から生まれたこのバッグファッショナブルでは |それは丈夫、実用的でトレンディなバッグを選ぶことになると、細部に注意を払う女性専用.
携帯電話今日のユーザーの個性の可視拡張である、ほとんどの人は、数年おきに "自分のデバイスを変更したりアップグレード 私は誰もがある嫌い知っている誤った方向へ導くので、本格的なものからのレプリカのハンドバッグを教えに関する有用な情報を提供するために必要な

Visit my webpage シャネル 財布

Anônimo disse...

Quilted leather and then velvet are conjointly
in. This is almost a constant on the supply of Beyonce as well
as , Jess's little aunt Ashlee. Louis Vuitton Italy is the very best brand and fixe since in 1854. StepStone provides a top notch set of Total Talent Management expert services. http://progrdvb.altervista.org/html//modules.php/modules.php?name=Your_Account&op=userinfo&username=CleoNPAQ

Anônimo disse...

。最初から信憑性にグッチの旅はスムーズ
ではなかった。 1980年代に家族の混乱
はほとんどその
名声を傷つけ。しかし、物事は、1990年代のエグ
ゼクティブCEOのト
ム·フォードの到着
と変わった。ブランドは
再び人生に復元されました。
今日のクリエイティ
ブディレクションは、
フリーダ·ジ
ャンニーニの安全な
手の中にある。
ブランドは、今
日では香水、サングラス
、時計および多くのような袋の
横にあるファッ
ションaccessoriesrtの全
体の配列を生成します。

Feel free to visit my web-site グッチ 長財布

Anônimo disse...

Good info. Lucky me I ran across your website by accident (stumbleupon).

I have bookmarked it for later!

Check out my weblog :: クリスチャンルブタン

Anônimo disse...

Definitely consider that which you stated. Your favourite justification appeared to be at the internet the simplest thing to take note of.
I say to you, I certainly get annoyed at the same time as
people consider issues that they just do not know about.
You controlled to hit the nail upon the top
and also defined out the entire thing without having side effect , other folks could take a signal.
Will likely be again to get more. Thanks

Here is my blog ... コーチアウトレッ&#12488 コーチバッグ コーチアウトレット

Anônimo disse...

Excellent post. I was checking constantly this blog and I'm impressed! Extremely helpful information specially the last part :) I care for such info much. I was looking for this particular information for a very long time. Thank you and good luck.

Feel free to visit my homepage ... ルブタン靴