segunda-feira, 17 de maio de 2010

BRASIL, IRÃ E TURQUIA

PRESIDENTE LULA E O ACORDO BRASIL, TURQUIA E O IRÃ
O Presidente Lula, para variar, foi vítima de críticas pesadas do PIG (grande mídia) e da oposição demotucana, por causa da iniciativa de negociar com o Irã sobre a questão da energia atômica. A grande mídia deu destaque para o descrédito dos EUA, França, Rússia, entre outros paises, quanto a possibilidade de chegar-se a um acordo com os Iranianos. Pois, hoje, para os que não acreditam ser a negociação pela paz, algo possível, o "Cara" divulgou em seu programa "Café com o Presidente", que o Irã havia assinado o termo de acordo, junto com o Brasil e a Turquia, uma vitória da diplomacia brasileira, segundo o Presidente Lula.
Já podemos ler, ver e ouvir, os céticos (eles não se dão por vencidos) dizerem que o Irã não cumprirão o acordo, ora, caso isto aconteça, não invalida, de maneira nenhuma, o esforço para se ter a paz, através da negociação e de meios pacíficos. Na ânsia de desqualificar ou minimizar a postura do Brasil e do Presidente Lula na negociação, continuam com o ceticismo e torcendo para que as coisas saiam erradas. Aliás, a postura de retaliação e de agressão, parece ser uma busca constante dos EUA.
Somente para termos uma compreensão do posicionamento dos EUA, eles têm mais de cinco mil bombas nucleares e o Irã não tem nenhuma, mas este é uma ameaça ao mundo; já invadiram o Afeganistão e o Iraque (duas vezes); fizeram a guerra com o Vietnã e ainda foram os únicos a dispararem armas atômicas em Hiroshima e Nagazaki, no Japão e mesmo assim, o Irã é que representa uma ameaça ao mundo. Será mesmo? o que pretendem os EUA? será a paz ou a guerra?

Nenhum comentário: