sexta-feira, 13 de novembro de 2009

APAGÃO

APAGÃO
Mais uma vez, a grande mídia tenta "emprenhar" os seus leitores e telespectadores, pelos ouvidos e pelos olhos. Desde o blackout ocorrido que tentam todos os dias, durante todo o dia, criar fatos para obter ganhos políticos para os seus comparsas oposicionistas. É a mesma tática usada em outros momentos, o PIG noticia e os oposicionistas repetem na tribuna do congresso, o que foi noticiado e novamente, o PIG noticia o que foi dito pelos oposicionista. Tentam, inclusive, mostrar ao povo que o Blackout ocorrido foi igual ao apagão de 2001 no governo tucano do FHC. Sobre isso, o Eduardo Guimarães, em seu blog, traz explicações que mostra claramente e convincentemente, que um não tem nada a ver com o outro. Vejam:

Apagão de FHC (2001 e 2002)

O país teve que economizar 20% de energia elétrica durante o período do racionamento. Se os brasileiros não tivessem conseguido economizar, teriam ocorrido cortes periódicos e programados de energia elétrica nas cidades.

O plano atingiu 35% dos consumidores residenciais do Sudeste e o Centro-Oeste e 87,9% dos consumidores do Nordeste, além do comércio e da indústria



COMO ERAM AS PENALIDADES

Só era obrigado a economizar 20% quem tinha conta mensal acima de 100 kWh.

Quem consumia entre 101 kWh e 200 kWh não pagava multa, mas tinha que economizar 20% para não ter a energia cortada.

Quem consumia acima de 200 kWh por mês ficava sujeito a corte e multa.

As contas de luz acima de 200 kWh mês eram sobretaxadas mesmo que o consumo estivesse dentro da cota.



MULTA VARIAVA DE 50% A 200%


Os consumidores que não reduziam o consumo pagavam tarifas de 50% a 200% mais caras pela energia que ultrapassava a cota.

Todo consumo entre 201 kWh e 500 kWh era sobretaxado em 50%, mesmo que o consumidor economizasse os 20%

A parcela acima de 501 kWh tinha uma sobretaxa de 200%.



QUEM ULTRAPASSAVA COTA FICAVA NO BREU POR ATÉ 6 DIAS


Quem descumpria as cotas de racionamento estava sujeito a um corte de energia de três dias no primeiro mês e seis dias em caso de reincidência.

Para saber qual foi a cota para junho de 2001, no início do racionamento, o consumidor teve que calcular a média do que tinha consumido em maio, junho e julho de 2000 e cortar 20%.


AS COTAS PARA A INDÚSTRIA E COMÉRCIO


Indústria e comércio com rede de baixa tensão tiveram que reduzir o consumo para 80% do consumo médio dos meses de maio, junho e julho do ano passado.

Indústria e comércio de alta tensão tiveram a meta calculada em função do nível de tensão e do setor da empresa. Para esse grupo, a meta de redução variava de 75% a 85%. A média também era calculada com base nos consumos dos meses de maio, junho e julho de 2000.

O consumidor rural teve que reduzir em 10% o consumo médio de energia a partir do dia 1º de junho de 2001, na comparação com os meses de maio a julho do ano anterior.

“Apagão” de Lula (10/11/2009)

Falta de luz por períodos que variaram de quinze minutos a três horas.


Nenhum comentário: