quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

E AGORA, COMO FICA A VEJA?

E AGORA, COMO FICA A VEJA?
O dono da Editora Abril, a qual pertence a revista Veja, deu uma entrevista ao Portal da Comunicação, falando de diversos temas ligados a comunicação e em resposta a uma pergunta disse:
"...É o contrário do que está acontecendo no mundo desenvolvido. Temos dezenas de milhões de pessoas entrando no mercado: de um lado por causa da educação, mais educação. Do outro, por causa do poder aquisitivo, que aumenta. Se juntar educação e poder aquisitivo, o número de jornais, revistas e livros aumenta. Somos um país em desenvolvimento, com curva ascendente. Se você vai para a Europa ou para os Estados Unidos, eles estão vivendo uma crise econômica muito pior do que a nossa. Muito pior! Aqui não se sabe o que é crise. O Lula tinha razão quanto à marolinha. Nos Estados Unidos, muitos jornalistas perderam o emprego. Lá, estão perdendo 10%, 15% de circulação e 30% de publicidade. Então para onde estamos indo? Para construir em volta de cada revista, lançar novas e mais segmentadas ainda." O grifo é meu, para chamar a atenção dos leitores para esta frase grifada. É o reconhecimento de que o Presidente Lula estava certo quando afirmava que a crise chegaria aqui no país como uma marolinha. Vocês se lembram, principalmente, quem tem a coragem de comprar a revista, o quanto a revista debochou, menosprezou, desqualificou e ridicularizou a afirmação do Presidente Lula, agora o presidente do Grupo Abril diz que o Lula tinha razão e a revista não terá a dignidade de colocar nem uma notinha no rodapé da página, desculpando-se com o Presidente e principalmente, com os seus leitores de terem sido tão mal informados, já que o seu chefe, de público, reconhece que o Lula estava certo.
Fiz uma comentário em um blog sitiado na revista, chamando a atenção do blogueiro, um dos que mais ridicularizam o Lula para que ele comentasse e publicasse a entrevista do seu chefe e o alertando para a possibilidade da perda do emprego, pois estavam falando exatamente o contrário do que seu chefe disse acreditar e em nome do bom jornalismo e o cara simplesmente postou "dedetizado". Esta é a qualidade que a revista demonstra possuir, um desrepeito aos princípios da democracia que é a apresentação do contraditório, o reconhecimento dos erros ou equívocos e a correção dos fatos. Faz tempo, esta revista está longe de fazer um bom jornalismo, talvez por saber disso, o presidente do grupo Abril, esteja dando dinheiro a uma universidade para criar uma escola para jornalistas fazerem suas atualizações, a nível de pós graduação. A turma da revista precisa disso, faz tempo, esqueceram ou nunca aprenderam a fazer um bom jornalismo.

Nenhum comentário: